capa

terça-feira, 5 de abril de 2011

Diferenças entre fotografar no AUTOMÁTICO e no MANUAL

Antes de você começar a leitura, gostaria de agradecer e informar às pessoas que me mandaram emails nesses últimos tempos querendo tirar dúvidas, irei responder todos! É que chegaram muitos emails! Obrigado por escolher esse blog. 


Quando se compra uma compacta, o que o consumidor espera geralmente é só apertar um botãozinho, e a câmera se encarrega do resto! Raramente o usuário vai modificar alguma configuração para fotografar. O modo de cena mais usado nesses casos é o AUTOMÁTICO.


Mas o que quer dizer esse automático?

  • Quer dizer que a câmera vai escolher e fazer o ponto de foco para você
  • Vai ajustar velocidade e abertura de acordo com a iluminação para você
  • Vai ajustar o ISO para você
  • Vai fazer o equilíbrio de branco para você
  • Vai dizer se precisa do flash ou não para você...
Resumindo... vai fazer os breboti todinho para você, o que você tem que fazer? apertar o botãozinho! E para fazer isso não precisa entender nada de fotografia.
  Esse é o ponto bom! :D
Mas nas compactas não resta muita coisa a fazer, ela regula quase tudo, O usuário só pode mudar de modo de cena quando deseja - Modo Noite, Crepúsculo, Nublado... Mudar o ISO, ativar ou desativar o flash. Mas o fundamental da fotografia, que é velocidade e abertura, você não tem acesso.
 Esse é o ponto ruim. :(

Ai alguns usuários mais exigentes parte para as semi-profissionais e profissionais. Com elas sim, temos o controle de fazer tudo na fotografia.
Mas algumas pessoas ainda com os costumes das compactas, continuam a fotografar no modo AUTOMÁTICO com as profissionais.
Os efeitos mais bacanas de uma fotografia tirada numa câmera profissional no modo MANUAL são os controles de velocidade e de abertura e o local do foco.
Se você coloca numa profissional o modo AUTOMÁTICO, é a câmera que vai escolher esses controles, então ela ai funcionar exatamente como uma compacta, dá uma tristeza saber disso :(
Uma profissional simples custa 4, 5, 6 vezes mais que uma compacta TOP, e você não usar os recursos a disposição???

Veja os controles que eu posso em uma fotografia com as fotos seguintes:
Nessa primeira foto, foi colocado no modo automático, e a primeira coisa que a câmera vai fazer  "A luz é suficiente?". Se o assunto estiver com pouca luz, a câmera vai jogar logo o flash de primeira. E ao contrario do que muita gente pensa, o flash muitas vezes estraga a foto! Ele tira o clima de qualquer iluminação feita para embelezar, evite ao máximo o uso do flash.
Outra coisa que a câmera fez, foi o foco. Ela dá prioridade ao assunto no centro, como podem ver, o quadro escrito "Recem Casados" está bem nítido. 
Fotografia feita no modo AUTOMÁTICO
Agora veja as diferenças que eu posso fazer no modo MANUAL

Eu não quis usar o flash. E o foco eu queria nos bonequinhos.
Velocidade 1/3, Abertura 5.6 sem flash
Eu quero o foco nos bonequinhos, mas não quero o quadro embassado, quero ele nítido também.
Velocidade 5", Abertura 25 sem flash
Ahh não! eu quero o foco nos bonequinhos, mas eu quero o fundo muuuuuuuuuuuuito embassado!
Velocidade 1/40, Abertura 1.8 sem flash
Quero mudar meu foco, agora vou focar no arranjo do lado direito, dá? DÁ!
Velocidade 1/3, Abertura 5.6 sem flash - foco no arranjo direito
Como podem notar, eu tenho total controle no que eu desejar na foto com o modo manual!

Veja agora o exemplo de uma foto com pouca luz.
Primeiro fotografei no MANUAL
Velocidade 1/5, Abertura 5.6 sem flash
Agora veja o que acontece se eu boto no modo AUTOMÁTICO
Velocidade 1/60, Abertura 5.6 com flash
Qual está mais interessante??

As configurações básicas para se fotografar no modo MANUAL:

Existem 4 modos básicos encontrados naquele botão redondo no topo da câmera (foto de abertura do post), a nomenclatura pode ser um pouco diferente dependendo da marca.

Modo "M": Você tem total controle sobre velocidade e abertura, os dois equilibrados com a ajuda do fotômetro, e entre todos os outros pontos da fotografia, tipo o foco, ISO, equilibrio de branco, saturação das cores... tudo é você! Se a foto ficou ruim a culpa é sua (dramáaaaaaatico... rsrsrsrs).

Modo "A" (Nikon) ou "AV"(Canon): Você tem controle sobre a abertura, e a câmera controla a velocidade de acordo com o fotômetro. É uma espécie de semi-manual. É esse modo é útil quando você só está preocupado quando quer embassar ou não o fundo. Continua tento controle nos outros pontos.

Modo "S" (Nikon) ou "TV" (Canon): Você tem controle na velocidade, e a câmera controla a abertura. Ideal para quem está preocupado com o efeito de velocidade. Continua tendo controle nos outros pontos.

Modo "P": A Câmera equilibra velocidade e diafragma, mas você tem controle sobre os outros pontos, tipo o foco, ISO, equilíbrio de branco... etc.

Outros pontos que sugiro que também tenha controle:

Equilíbrio de branco: Quando estiver fotografando utilizando a luz do Sol, pode deixar no automático. Mas quando for pra um ambiente fechado com uma luz de coloração bizarra (azul, verde, amarelado...) faça o equilíbrio de branco.

Foco:  São duas configurações necessárias; 
1- Modo de focagem: Costuma vim 2 modos: a)AF-S: Serve para objetos estáticos. O foco é feito apertando ligeiramente o botão de disparo, ele é travado e só destrava quando soltar o botão. b)AF-C: Serve para objetos em movimento. Mesmo depois de ter apertado o botão de disparo ligeiramente, a câmera é capaz de refazer o foco para acompanhar o objeto. O uso de um ou de outro depende do que você vai fotografar. Particularmente uso o AF-S, prefiro o foco travado.
2- Área de focagem: Costuma vim 3 modos: a)Ponto único: Você escolhe um ponto da imagem para fazer o foco, eu acho esse o ideal e é o que uso. b)Área dinâmica: Você escolhe um ponto da imagem, mas a câmera faz o foco de acordo com as redondezas. c)Auto-foco: A câmera selecionará que ponto vai focar, cuidado, que ela pode focar o que você não quer.

ISO: Você que vai determinar o valor, Costumo usar 200 para Nikon, quem usa Canon diz que é melhor 100. Só mexo nesse valor quando a iluminação for baixa demais.

Controle de cores: Você que vai selecionar de acordo com o assunto, tem VÍVIDO, NEUTRO, STANDART, P & B, SÉPIA...
Uma dica: se for tirar fotos em preto e branco, fotografe colorido e deixe pra deixar preto e branco no computador, isso dá mais controle nos tons. Mas ta valendo fotografar algumas já direto na câmera só pra ter noção do resultado.

Ufa... acho que acabei hehehehe. Na minha cabeça quando pensei em escrever esse post, seria uma coisa pequena, mas olha o tamanho! Se ficar alguma dúvida é só mandar!

Tópicos relacionados

25 comentários:

  1. Léééoooo fantááástico mais uma veeez! ^^ Se joguem nos seus equipamentos e tirem dele o máááximo!

    ResponderExcluir
  2. Léo foi ótima esta sua postagem, eu ainda não tinha percebido que minha câmera tinha essas funções tão boas! Você como sempre explicando de maneira sensacional! Tenho um monte de apostilas e só através desta postagem que fala das funções da câmera que vc colocou pude entender!
    Coloquei no meu blog umas fotos da minha família e umas fotos que eu tirei pra fazer teste de iluminação e edição, olha lá!!!!! Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Esses elogios me deixa encabulado!
    MENTIRA!
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Brigado a todos! Que bom que consigo tirar as dúvidas de voces!

    ResponderExcluir
  4. Pô, e COMO eu fuçei na Internet pra encontrar alguém que explicasse tão bem o que eu estava procurando entender. Comprei uma Canon 1000D em abril e até agora não tive tempo e nem paciência para ler o manual todo. Obrigado, Léo, por compartilhar seus conhecimentos de forma simples e clara. Mais tarde vou sair testando minha Canon 1000D com base no que tirei daqui. Parabéns pela iniciativa e por compartilhar!

    ResponderExcluir
  5. Léo... muito show seu post, porém, estou muito em dúvida de qual camera comprar, não sou profissional e também não tenho muito conhecimento técnico do assunto, mas minhas preferencias fotograficas são paisagens e não pessoas. Quero uma semi, camera que eu possa alterar velocidade, abertura principalmente. Gosto de tirar foto da lua e apenas com meu baixo conhecimento, altero somente esses 2 pontos para fotografar... Acho que passei uma ideia básica do que quero, se vc puder me ajudar, agradeço demais. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Caio!
      O que você deseja não é tão complicado. Te recomendaria uma semi-profissional que tenha um zoom a partir de 20X, a marca vai de sua preferencia. Como você gosta de paisagens, fotografar a lua e tal, um zoom potente não pode faltar, mas escolha pelo zoom ótico! Um zoom ótico de 20X já é bacana, se tiver uma graninha extra pra comprar uma com um zoom maior melhor ainda, vai depender do seu bolso.

      Todas semi profissionais vão te dar o controle de velocidade e diafragma, com isso pode ficar tranquilo.

      Excluir
    2. Então Léo. Te perguntei porque eu tava vendo a Nikon L810 e a Fuji S4500, mas nenhuma das duas tem controle manual, principalmente a Nikon, ai fiquei meio confuso. Achei a Canon Sx40, mas o valor dela é bem salgado para meu bolso, por isso fiquei confuso. Você acha que a Kodak Z990 "da pro gasto"? Pelo que eu li ela tem opção de abertura, exposição e controle de velocidade, será que é isso mesmo? Abraços.

      Excluir
  6. Ola Caio!
    Dando uma pesquisada nesses seus modelos constatei que a Nikon L810 mesmo tendo um porte de câmera semi, ela não passa de uma compacta com grandes recursos, logo ela não tem controles manuais. A fuji S4500 é quase a mesma linha.
    A que mais se enquadra no que você deseja é a Canon Sx40.Já cheguei a usar uma versão anterior dela, a Sx30. Achei excelente. Minha tia deixou um tempo comigo para testar.
    Kodak Z990 não conheço, mas ela tem os recursos que você quer, como um bom zoom e controles manuais, seria interessante você testar na loja para ver a qualidade e o manuseio.

    ResponderExcluir
  7. Olá Léo td bom? Adorei de verdade suas dicas...Massa.
    Pos então começei um curso de Introdução a fotografia agora,mas estou me descabelando para aprender esse tal de fundo desfocado(diafragma,profundidade de cámpo...)A minha camera e um nikon 5100..Poderia me passar umas dicas?
    Abçs e obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Marcela!
      Já foram postados algo do tipo nesse blog, segue os links

      Dicas de desfoque no fundo das fotos
      http://fotoestudio53.blogspot.com.br/2011/11/dicas-de-desfoque-no-fundo-das-fotos.html

      Fotos com fundo desfocado
      http://fotoestudio53.blogspot.com.br/2011/01/efeitos-da-abertura-nas-fotos-fundos.html

      Espero que ajude em suas dúvidas, e qualquer coisa pode postar novamente!

      Excluir
  8. Caraca mano, entrei no seu blog sem querer, pelo layout eu não dei muito crédito, até começar a ler. Muito bom seus post. Parabéns.

    ResponderExcluir
  9. Eu queria uma receita pronta, tipo iso, velocidade para dentro de casa e fora, de noite e de dia .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não existe, meu amigo. Mudou a intensidade de luz muda as configurações. Fotografia é uma arte, e para belas fotos precisa ser pensada na cor, no efeito, no enquadramento...

      Excluir
  10. Olá Léo Moraes,

    Poderia me dá uma opiniao em respeito a camera FUJI SL300?

    Sou iniciante na fotografia e no momento nao posso investir tanto numa camera, achei o preço dessa FUJI bem interessante.

    Bem, meu intuito é somente fotografar viagens, paisagens e eventos familiares.

    Com essa camera é possivel fotogafar com desfocagem do fundo, dando aquele efeito mais profissional as fotos?

    Grato pela atenção,
    Roberto Oliveira.

    ResponderExcluir
  11. parabéns cara, seu blog é sensacional! valeu!

    ResponderExcluir
  12. sempre fotografei no modo Manual. Mas... o modo P da minha finepix x100s, achei muito interessante. Pois mexo no iso,diminuo, ou aumento exposição. Não é tão fácil como todo mundo acha. abs

    ResponderExcluir
  13. Olá. Gostei muito d seu blog, estou numa dúvida cruel... entre a nikon d3200 ou a d5100 e ai qaul me indica para fotografar pessoas..? Aguardo.

    ResponderExcluir
  14. Adorei o post,simples,claro e objetivo.Parabéns.

    ResponderExcluir
  15. Parabéns professor, suas explicações são demasiadamente didáticas e esclarecedoras !!!!

    ResponderExcluir
  16. Geziel Mendes , Itajai/SC15 de agosto de 2014 às 07:10

    Cara, tuas dicas são bem dinamicas! bem legal...

    ResponderExcluir
  17. Olá bom dia, tem algum lugar que consigo ver a foto tirada, foi feita no modo automático, ou no modo manual?

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Olá, poderia me recomendar alguma camera? Estou me interessando por essa área, mas ainda nao entendo. Meu projeto é fazer books

    ResponderExcluir
  20. Oi! Parabéns, ótimas dicas mesmo! Mas se puder me dar uma ajudinha... Quando coloco no modo Manual, eu não controlo o Flash da minha Nikon D3200? Se eu só abaixar a tampa ela não fotografa...

    ResponderExcluir
  21. Bhaaa,me ralei com a Nikon L 810,tenho q fazer tudo no automatico????

    ResponderExcluir